O filme “Invictus” tem direção de, nada mais nada menos que, Clint Eastwood e traz um poema lindíssimo do inglês William Ernest Henley, que foi escrito em 1985. O filme leva o nome do poema, que era recitado por Nelson Mandela enquanto preso em Robben Island (prisão sul-africana) para manter a sanidade e a esperança.



O filme retrata o início do governo de Mandela, na África do Sul. Onde havia ainda muita segregação racial e uma fome de vingança pelos que estavam oprimidos durante o apartheid. Para poder diminuir essa diferença, Mandela viu uma grande oportunidade no Rugby, esporte praticado no país.


Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby, que seria disputada no país, o presidente procurou se aproximar de um jovem capitão, que havia acabado de assumir o posto, para fazer com que o time tivesse chances reais de ganhar o torneio e se aproximasse da população. Para isso ele usa o texto Invictuous de William Ernest Henley, que tem frase forte no final: ”Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”.


Nelson Mandela é interpretado por Morgan Freeman, que foi escolhido pessoalmente por Mandela para interpreta-lo. Com essa honra toda e a experiência de Freeman podemos dizer que ele foi impecável na atuação e por vezes confundia-o com o próprio Mandela. Já o capitão François Pienaar é interpretado por Matt Damon, que tem uma interpretação excelente e deixa o espectador com a sensação de realidade.


Nem precisaria dizer que indico o filme para todos e posso dizer que tem vários momentos que são de emocionar até o mais duro dos homens. O filme pode nos mostrar como coisas simples são otivadoras de multidões, como o esporte une diferentes povos e até inimigos e como as oportunidades podem passar despecebida aos nossos olhos (mas não no de Mandela).

 Sou fã de Freeman e sua atuação foi fantastica,sem contar que esse é um filme reflexisivo e que retrata a historia de um homem que não desistiu dos seus objetivos e que deu o primeiro grande passo para vencermos uma guerra travada contra o preconceito racial que até hoje perturba a nossa sociedade!
 
     
 Invictus  

" Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por minha alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

 Não importa o quão estreito seja o portão e
 quão repleta de castigos seja a sentença,
 Eu sou dono e senhor de meu destino;
   Eu sou o comandante de minha alma."

William Ernest Henley.


Vale a pena assitir galera!! Ups já está na pirataria....rsrsrs

0 comentários: